segunda-feira, 28 de abril de 2008

SEMANA TEMATICA - Novas Tecnologias



Professoras do ensino infantil e fundamental I estão de parabéns pelo trabalho realizado na Semana temática.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

A emoção de ser professor

Alto verão. Dentro da sala de aula, a turma conta os minutos
para sair. Suas mentes estão dominadas por imagens de
sorvetes, bicicleta, a mangueira do jardim ou a piscina do clube, o
desenho animado japonês do final da tarde. Aí, a professora
começa a passar a lição de casa. Ou, simplesmente indica as
páginas do livro de exercícios que devem ser preenchidas até o dia
seguinte. A turma toda murcha na hora.
Surgem as opções:

1)Chegar em casa, almoçar e ir fazer a lição. Isso, lógico, se conseguir
vencer a preguiça pós-refeição e o chamado da rua. Geralmente, não
se consegue.

2)Ir se divertir, voltar à tardinha e fazer a lição. Isto é, depois do banho,
que fica melhor para pensar. Aí vem a hora do jantar. Depois tem
aquele programa legal na TV e... daqui a pouco, hora de ir para a cama.

3)A opção que escolhíamos quando criança: fazer tudo apressadamente
no ônibus a caminho da escola ou na sala mesmo, naquele espaço de
tempo que a professora leva para atravessar a sala e dizer "bom dia".

Não me lembro de ter tido um pensamento positivo a respeito
do dever de casa, mas reconheço que ele me ensinou muito. E
a principal lição, vinda do fato de que a escola obrigava os pais
dos alunos a darem um visto na lição de casa, foi: se você quer
falsificar uma assinatura, treine antes. Nada de rabiscar direto no
caderno, não vai colar.

Motivo e motivação - A verdade é que a tarefa de casa não
precisa ser encarada assim por seus alunos. O primeiro passo
é explicar a eles porque eles devem fazer a tarefa de casa.
Eles precisam saber como aqueles exercícios irão trazer-lhes
benefícios, a importância deles na sua educação. Essas razões
incluem (mas não estão limitadas).

- Você estudará mais rapidamente para a prova e suas notas
serão possivelmente maiores.

- Caso surja alguma dúvida, o professor poderá ajudá-lo no
dia seguinte. Sem o dever de casa, a dúvida apareceria no
dia da prova. Desagradável, para dizer o mínimo.

- Vai ajudá-lo a aprender a administrar o tempo, algo que
você vai precisar na sua vida profissional.

- Vai aumentar seu poder de concentração e auto-disciplina.

- Vai ensiná-lo a trabalhar sozinho.

- Permite que o professor saiba exatamente como ele está
dando suas aulas, e pode melhorá-las.

Caso seu aluno tenha uma atitude negativa em relação ao
dever de casa, vai demorar mais para concluí-la. A atitude,
a maneira como um estudante vê uma tarefa é responsável
por 90% de seu esforço para completá-la. O que pode levar
a um outro problema.

Ora, se seu aluno fica se debatendo horas para terminar uma tarefa de
matemática, seus pais podem chegar à conclusão de que ele não leva
jeito para matemática, ou que o ensino da escola é fraco.

Problemas domésticos - Outro fator que pode prejudicar o
andamento do estudo em casa é aquilo que cerca seu aluno.
Existem inúmeras distrações, e o ambiente escolhido para
trabalhar pode não ser o mais adequado. Veja a seguir algumas
dicas para ajudá-lo a montar um pequeno escritório em sua casa.

- Tenha um local fixo somente para estudar. Este local, além
de ser livre de interupções, ajuda a "programar" a mente do
aluno: ele sabe que, toda a vez que for naquele canto, é hora
de estudar. Isso faz com que o estudo se desenvolva mais
rapidamente. Não é necessário destinar um cômodo da casa para
isso - basta um cantinho especial, bem iluminado e arejado. De
preferência, que não influa no resto da família. Por exemplo, a
mesa da cozinha parece ser um local adequado, a não ser que
seja disputado entre os livros do filho e a galinha que a mãe
(ou o pai, sejamos atuais) está preparando para a canja de logo mais.

- O horário é tão importante quanto o local. Ajude-os a estabelecer
uma rotina de estudos, escolhendo uma hora normalmente tranqüila
e na qual eles rendem mais para dedicar aos estudos domésticos.
E, algo que poucos sabem: se o estudo tem uma hora para começar,
também deve ter uma hora para terminar. Assim, eles administram
melhor o tempo e acabam rendendo mais. E, na possibilidade de
o tempo não ser suficiente, pode-se dar mais cinco minutos para o
fato. Não há má-vontade que não conceda cinco minutinhos.
E, uma vez entretido com o exercício, são poucas as possibilidades
de se olhar no relógio, facilitando assim o término da lição.

Também devem ser tomados cuidados com as distrações. Televisão
e telefone, lógico, devem ser deixados de lado. Música pode ser
liberada, dependendo do tipo de aluno.

Acordo de cavalheiros
- O professor também pode ajudar seu aluno ao impor-se
certas regras de tarefa de casa. Se você fizer com que esses
regulamentos sejam acordados com todos os professores, melhor. Veja:

- Passe uma quantidade de tarefa de casa semelhante todos os dias (por
exemplo, cinco exercícios curtos) assim, seus alunos saberão sempre o
que esperar e poderão se programar melhor.

- Passe menos (ou não passe) tarefa para casa às vésperas de provas
de outras disciplinas.

- Indique diferentes materiais de pesquisa: vários livros, revistas, autores.
Não há mal nenhum em permitir que, à medida que estuda, o aluno se
identifique mais com determinado autor ou estilo. É uma maneira de
despertar o prazer pela leitura.

- Se a quantidade deve permanecer mais ou menos constante, o mesmo
não vale para a forma. Varie seus exercícios. Uma série de questões
objetivas em um dia, uma pequena redação em outra. Dessa forma,
você estará verificando o aprendizado (e a qualidade de suas aulas)
de forma mais completa.