quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mais alguns eventos do Novo Colégio Dom Bosco



Blits para o combate a dengue.




FESTA DO DIA DAS MÃE












quinta-feira, 8 de maio de 2008

A CIÊNCIA NÃO É UM “BICHO PAPÃO”

Desde o início da infância, cada um de nós pode observar uma extraordinária variedade de fenômenos, ou seja, de transformações, que ocorrem continuamente no ambiente em que vivemos. E tantas são as perguntas que cada um de nós é levado a se fazer, tantos são os "porquês" aos quais gostaríamos de poder dar umas respostas. Por que vemos nossa imagem refletida num espelho? Por que os objetos caem no chão? Por que um satélite não se precipita ao solo como uma pedra?

Procurar respostas para essas e para outras infinitas perguntas constitui uma necessidade instintiva que é tão antiga quanto o homem.

A Física (do grego φύσις (physiké), ‘natureza’) é a ciência que se propõe a descrever e a compreender os fenômenos que se desenvolvem na natureza. Ela não é um conjunto de conhecimentos completos e para sempre imutáveis; ao contrário, ela é algo que cresce e também se modifica. Constantemente surgem novos campos de estudo, e fenômenos que aparentavam ser independentes, sem qualquer relação entre si, passam a revelar-se como aspectos diferentes de um único fenômeno mais geral.

Originalmente, chamavam-se "físico" todos aqueles que se dedicavam ao estudo da natureza. Mais tarde, com o desenvolvimento do conhecimento, o campo de atuação subdividiu-se em várias partes, que se tornaram capítulos separados da Ciência. Assim, a Astronomia estuda os “corpos celestes”, a Biologia tem por objeto o estudo dos “seres vivos”, a Química estuda as “transformações das substâncias”, e assim por diante.

E a Física, mais precisamente, do que se ocupa? É difícil definir com precisão seu campo de ação, porque ela não tem contornos bem delimitados e se encontra em contínua evolução. Há algum tempo, dizia-se que a Física estudava os fenômenos da natureza não-viva, nos quais não houvesse grande participação dos aspectos químicos (que regem as transformações das substâncias) nem astronômicos (que dependem do movimento e das propriedades dos corpos celestes). Essa, porém é uma definição muito aproximada e um pouco simplista. O que caracteriza a Física não são tanto seus conteúdos, mas sim seu método, que se chama método experimental. Ele se baseia nas observações e nas experiências, e permite formular as leis físicas, habitualmente expressas por fórmulas matemáticas.

Tradicionalmente costuma-se dividi o estudo da Física em diversas partes:

A Mecânica, que estuda os fenômenos do movimento;

a Ondulatória, que estuda os fenômenos sonoros;

a Termologia, que estuda os fenômenos térmicos;

a Óptica, que estuda a natureza da luz e os fenômenos por ela produzidos;

a Eletricidade, que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos;

a Física Atômica (também chamada de Física Moderna) e a Física subatômica, que , estudando o átomo, seu núcleo e o que se acredita serem os constituintes últimos do universo, levam o homem a analisar as estruturas mais íntimas da matéria e das radiações.

É necessário não esquecer que tal divisão é sugerida, antes de mais nada, por critérios práticos. Na realidade, interpretação de quase todos os fenômenos, intervêm várias partes da Física. Por exemplo, para entender como funciona a televisão é necessário recorrer ao Eletromagnetismo (as ondas captadas pela antena são constituídas por campos elétricos e magnéticos), à Física subatômica (são os elétrons que fazem surgir a imagem sobre a tela, à Óptica (o que vemos no televisor é o resultado da soma de três cores). Mas a lista pode continuar até envolver grande parte da Física.

Portanto, esta “Ciência”, que muitas vezes nos assusta, o nosso “Bicho Papão”, é na verdade algo que nos rodeia e que de uma forma bem “trabalhada”, bem “estudada” só tem a acrescentar em nossa vida.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Intercâmbio de conhecimento

No ultimo dia 30/05 tivemos a visita da professora Emily Frazier, professora de Historia no EUA.
Ela veio de intercâmbio do Rotary Internacional para o Brasil e visitou a nossa escola para conhecer uma escola no Brasil.
Foi bastante proveitoso a visita, pois os alunos e professores puderam conhecer um pouco da cultura e de como são as escolas americanas.


















Thank you teacher Emily.