segunda-feira, 26 de abril de 2010

Profissões


Na ultima sexta-feira dia 23/04 os alunos do terceiro ano do ensino médio realizarão um trabalho de Profissões. Cada um deles estava caracterizados de uma profissão.


Esse trabalho visa estimular os alunos a buscarem conhecimentos nas áreas que pretende presta o vestibular.


Essa brincadeira será aproveitada também para arrecadar fundos para a formatura.


Parabéns alunos.


sexta-feira, 23 de abril de 2010

DIA DO ÍNDIO

O dia do Índio foi comemorado de maneira diferente pelos alunos do 3º ano do Fundamental l.
Além de confeccionar cartazes e adereços sobre os costumes e tradições indígenas, os alunos se caracterizaram com as vestimentas dos índios e cantaram músicas típicas desses povos.
Enfim, aprenderam sobre a importância da valorização da cultura indígena e sua influência na sociedade.
Parabéns ao alunos!
Foi uma experiência enriquecedora.
Professora Fernanda Rodrigues Monteiro

DIA DO LIVRO

O dia 18 de abril é a data de nascimento de um escritor brasileiro muito importante chamado Monteiro Lobato.
Monteiro Lobato escreveu muitos livros para crianças. Os mais conhecido é o "Sítio do Picapau Amarelo". Sabendo disso, os alunos do 3º ano do Fundamental l, escreveram um livro baseado nos personagens desta obra. Usaram a imaginação e a criatividade. Ficou um lindo trabalho!
Parabéns aos alunos do 3º ano!!!

Professora Fernanda Rodrigues Monteiro


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Por que 19 de abril é o Dia do Índio...


Em 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em Patzcuaro, México, aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México.

Essa recomendação, de nº 59, propunha:

1. o estabelecimento do Dia do Índio pelos governos dos países americanos, que seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino;

2. que seria adotado o dia 19 de abril para comemorar o Dia do Índio, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Indigenista. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.

Pelo Decreto-lei nº 5.540, de 02 de junho de 1943, o Brasil adotou essa recomendação do Congresso Indigenista Interamericano. Assinado pelo Presidente Getúlio Vargas e pelos Ministros Apolônio Sales e Oswaldo Aranha, e o seguinte o texto do Decreto:

O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoçãqo da data de 19 de abril para o "Dia do Índio", decreta:

Art. 1º - considerado - "Dia do Índio" - a data de 19 de abril.
Art. 2º- Revogam-se as disposições em contrário.

A recomendação de institucionalização do "Dia do Índio" tinha por objetivo geral, entre outros, outorgar aos governos americanos normas necessárias à orientação de suas políticas indigenistas. Já, em 1944, o Brasil celebrou a data, com solenidades, atividades educacionais e divulgação das culturas indígenas. Desde, então, existe a comemoração do "Dia do Índio", às vezes, estendida por uma semana, a "Semana do Índio".

Professora Juliana Brancalhão Santana




As Sementes

Concluindo os estudos sobre as plantas e suas diversidades, os alunos do 3º ano do Fundamental l, estiveram na horta do Colégio plantando vários tipos de sementes com oportunidade de acompanhar o passo a passo do crescimentos de cada planta e ainda enriquecendo mais os seus conhecimentos na prática. Foi uma tarde incrível!!!
Professora Fernanda Rodrigues Monteiro





quarta-feira, 14 de abril de 2010

Atividades realizadas no 1º Bimestre - 1ºAno

O video abaixo mostra algumas atividades realizadas pelos alunos do 1ºAno do Ensino Fundamental I durante o 1ºBimestre de 2010...

Foram inúmeras atividades que contribuíram e enriqueceram para uma aprendizagem significativa dos alunos!!!

E para o 2ºBimestre tem muito mais!!!

Professora Ana Carolina

terça-feira, 13 de abril de 2010

O Uso da Microscopia no Ensino Fundamental

Na sexta-feira 09 de abril, os alunos da 4ª, 5ª e 6ª séries, visitaram um dos laboratórios de Biologia da Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP- Campus Cornélio Procópio.

Durante a realização do Projeto, elaborado pelo Prof. Carlos Eduardo D. Vieira, os alunos puderam observar na prática os conteúdos trabalhados nas aulas de Ciências.

Inicialmente, foram instruídos sobre noções básicas de visualização de material biológico no Microscópio, como também as principais estruturas que o compõem.

Um dos temas pouco abordados no ensino fundamental e de grande importância é o estudo da microbiologia, por ser relativamente complexo e por lidar com organismos visíveis apenas ao microscópio. Costuma ser trabalhado nas escolas de forma muito teórica e com pouca experimentação. Desta forma, observa-se uma dificuldade no aprendizado adequado de microbiologia, bem como na aplicação dos conceitos relacionados a este tema. Este projeto baseia-se, portanto, na idéia de que os alunos do ensino fundamental devem ter um conhecimento mais aprofundado a respeito dos microorganismos, entendendo o grande papel ecológico que estes desempenham, bem como da sua importância na vida das pessoas.

Posteriormente, puderam montar suas próprias lâminas para visualização, começando com os tecidos vegetais. Retiraram da cebola uma fina película que recobre os catáfilos (folhas modificadas)- a epiderme. Os alunos coraram o tecido com azul de metileno, e observaram-no ao M.O. A euforia foi total ao verem pela primeira vez uma célula de verdade, com o núcleo corado e evidente.

A seguir, observaram células animais, retiradas da mucosa bucal por meio de raspagem. Tamanha foi a surpresa ao verem suas próprias células, aumentadas dezenas de vezes. Para concluir o projeto de microscopia, seres unicelulares foram observados. O resultado da cultura de bactérias e protozoários, montadas pelos próprios alunos da 6ª Série, foi concluído. No microscópio, visualizaram diferentes tipos morfológicos de bactérias, como cocos, bacilos e vibriões, além de alguns tipos de protozoários, como o Paramecium, que se locomovia rapidamente sobre a lâmina.

Essas imagens, desde células eucariontes até seres unicelulares procariontes, ficarão guardadas na memória dos alunos, que puderam conhecer um pouco mais sobre maravilhoso Mundo Microscópico que nos rodeia.

Prof. Carlos Eduardo D. Vieira








quinta-feira, 8 de abril de 2010

Atividades do Pré - 1º Bimestre

O video abaixo demonstra algumas das inúmeras atividades que a Professora Cássia realizou com as crianças do Pré no 1ºBimestre.

Parabéns Professora Cássia pela criatividade e disposição na busca de formar pequenos cidadãos!!!
E que venha o 2º Bimestre repleto de novas ideias...

quarta-feira, 7 de abril de 2010


Flores, Frutos e Sementes...

Dando continuidade aos estudos sobre as plantas e suas diversidades, os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental I, puderam aprender quais os benefícios e importância das flores, frutos e sementes para os vegetais!!!

E como os frutos são usados em nossa alimentação, já que são ricos em nutrientes, foi preparado uma deliciosa saladas de frutas. Cada aluno trouxe um tipo de fruta e ainda observaram como as sementes são guardadas e protegidas dentro de cada fruto. Aprenderam comendo!!!

Mais uma vez fica comprovado que a prática enriquece ainda mais todo o conteúdo estudado teoricamente...

Professora Fernanda Rodrigues Monteiro

Raiz, Caule e Folha

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I após aula teórica, tiveram a oportunidade de observar na prática as partes das plantas e suas funções. Observaram a raiz, o caule, as folhas com suas diversidades e suas devidas importâncias para a natureza e para o ser humano.
Foi uma experiência gratificante!!!
Passamos uma tarde agradável e enriquecemos ainda mais nossos conhecimentos...
Professora Fernanda Rodrigues Monteiro

Saiba que exercícios gastam mais calorias por minuto

Estudos mostram a quantidade em quilo caloria (kcal) de energia gasta em vários tipos de exercícios físicos, bem como algumas dicas de como praticá-los..
Tarefas do dia-a-dia, como subir escadas, dançar ou jogar boliche com os amigos, também ajudam a gastar kcal. Mas quem pretende queimar gorduras deve optar pelos exercícios aeróbicos, como natação.
Em média, durante os primeiros 15 minutos de exercício, o organismo consome preferencialmente o glicogênio. Depois desse tempo, em geral, a gordura passa a ser consumida em maior intensidade, como forma de produzir energia. O processo depende, entretanto, da natureza de cada atividade e da tolerância do esportista ao exercício.
Exercícios que trabalham mais a força muscular, como a musculação, também queimam gordura, mas em menor quantidade. Veja os gastos calóricos de várias atividades.
Corrida: 20 kcal por minuto. Correr durante uma hora em uma esteira queima aproximadamente 600 kcal (leve em conta que você não vai correr durante os 60 minutos ininterruptamente, mas vai variar o ritmo). Entretanto, é bom tomar cuidado com esse exercício, que causa fortes impactos nas articulações e altera a frequência cardíaca. Para iniciantes, é melhor ir devagar e começar pela caminhada ou pelo cooper.
Pular corda: 15 kcal por minuto. Pular corda é um bom exercício para a panturrilha (batata da perna), coxas e ombros (acionados para girar a corda). A prática também ajuda a desenvolver a coordenação motora. Como cuidados, é importante sempre se exercitar com calçados adequados e apoiar todo o pé na "aterrissagem" de cada salto, e não apenas a ponta. As repetições de saltos, se mal feitas, podem lesionar as articulações dos pés e dos joelhos.
Vôlei: 15 kcal por minuto. Surgido nos EUA em 1895, o vôlei ganhou o gosto do "país do futebol" com a medalha de ouro do vôlei masculino em 1992, na Olimpíada de Barcelona. A modalidade é boa para desenvolver força, concentração e coordenação motora, mas apresenta um sério risco para as articulações das pernas, se não forem tomados cuidados básicos, como o uso de calçados apropriados para a prática do esporte.
Subir escadas: 14 kcal por minuto. Não é bem um esporte, mas é uma prática simples imitada por aparelhos de ginástica. Subir escada pode ser considerado um exercício aeróbio, portanto queima gordura. Se você trabalha ou mora no terceiro ou quarto andar de um prédio (até mais, dependendo da sua resistência) experimente abandonar o elevador e subir de escada. Na pior das hipóteses, você vai garantir coxas e um bumbum mais firmes.
Futebol: 13,3 kcal por minuto. Todo mundo (ou pelo menos todos os homens) já bateu uma bolinha pelo menos uma vez na vida. Esporte nacional por excelência, apesar de ter sido oficialmente "inventado" em terras inglesas, o futebol ajuda a desenvolver força, capacidade respiratória, noção de espaço, agilidade e coordenação motora. Os cuidados devem ser tomados no sentido de evitar torções e lesões por impacto nas articulações, muito exigidas em dribles, chutes e corridas. Por ser um esporte de contato físico mais forte, também pode gerar fraturas.
Natação: 12 kcal por minuto. A natação, em suas várias modalidades, continua sendo considerado por muitos um dos exercícios mais completos. Desenvolve a flexibilidade, agilidade, musculatura, capacidade aeróbia, entre outros aspectos. Por outro lado, a prática é desaconselhada para quem tem problemas no aparelho auditivo, devido ao contato constante com a água.
Andar em subida: 11 kcal por minuto. Caminhar, de uma maneira geral, é pratica natural e praticável por qualquer um. Andar, simplesmente, não agride as articulações, por propiciar pouco impacto com o solo, e é um bom exercício para queimar gorduras e ganhar resistência. Apesar de não ter contra-indicações, quem resolver adotar a caminhada como um exercício frequente não pode esquecer de usar roupas leves e calçados adequados, para tirar o maior proveito possível da prática.
Cooper: 10 kcal por minuto. Fase intermediária entre a corrida e a caminhada, o cooper queima mais gordura que simplesmente andar, mas traz muito mais impacto para as articulações, além de forçar bem mais o coração.
Handebol: 10 kcal por minuto. Desenvolvimento da força, da agilidade, da coordenação motora e aumento da capacidade aeróbia são fatores positivos do handebol. Negativamente, a prática do esporte pode agredir articulações, provocar torções e fraturas (em caso de trombadas e quedas durante o jogo).
Basquete: 9 kcal por minuto. Nascido em terras norte-americanas, em 1891, o basquete ganhou mais visibilidade no Brasil com o surgimento dos grandes astros da NBA (liga profissional do esporte nos EUA), como Michael Jordan. Muito semelhante em benefícios com o vôlei, também traz as mesmas contra-indicações: os saltos podem provocar lesões nas articulações das pernas. Correr em quadra também força bastante a região.
Boxe: 9 kcal por minuto. Na busca do corpo ideal, muitas academias importaram movimentos do boxe (como socos e agachamentos) para outras modalidades. O aeroboxe, por exemplo, funde a queima aeróbia de gordura com os movimentos da luta, para quem não quer exatamente se tornar um boxeador. As aulas de boxe "de verdade", em geral, incluem pular corda, séries de alongamentos, técnicas de movimentação (esquiva) e treinamento dos golpes no pushing-ball _equipamento utilizado para melhorar a coordenação motora e a velocidade.
Andar no plano: 8 kcal por minuto. Caminhar, de uma maneira geral, é pratica natural e praticável por qualquer um. Andar, simplesmente, não agride as articulações, por propiciar pouco impacto com o solo, e é um bom exercício para queimar gorduras e ganhar resistência. Apesar de não ter contra-indicações, quem resolver adotar a caminhada como um exercício frequente não pode esquecer de usar roupas leves e calçados adequados, para tirar o maior proveito possível da prática.
Dançar: 6 kcal por minuto. A dança não traz contra-indicações, exceto algum tombo ou torção durante a execução de um passo mais extravagante.
Agora mãos a obra, mas sem esquecer, o acompanhamento de um profissional habilitado é de suma importância para minimizar o risco de acidentes.
Fonte: Pesquisa realizado pelo grupo de estudos da UNESP – RIO CLARO – SP.
Síntese: Professor Esp. Júlio César Sales

Colégio Dom Bosco - Primeiro Bimestre

Este vídeo mostra um pouco de nossas açãoes pedagógicas no início do ano letivo. Estamos apenas inicando o trabalho, este ano em nosso planejamento há muitas atividades curriculares e extra-curriculares, tudo pensando no melhor para o desenvolvimento do aluno.