quarta-feira, 26 de maio de 2010

DNA 2010 - Equipe SINAPSE em 8º lugar no estado do Paraná


O Desafio Nacional Acadêmico é uma iniciativa do Projeto Nacional de Educação a Distância (ProNEAD) e conta com o apoio de diversas Instituições públicas e privadas.

O DNA é um desafio de conhecimento realizado por meio de um jogo virtual realizado pela Internet. Este desafio é fundamentado na filosofia pedagógica WebQuest. Os participantes se deparam com enigmas complexos que utilizam áudio, vídeo, fotos, jogos multimídias e também com seu maior inimigo, o tempo.

Os alunos do EFII Bruna Palma, Caroline Bonfim, Lucas Souza, Monique Chagas e Rafaela Watanabe, sob minha orientação, integraram a equipe SINAPSE e participaram do Desafio Nacional Acadêmico (DNA).

Participar do DNA foi uma fantástica oportunidade para os alunos ampliarem seus conhecimentos, ao passo que desenvolvem a criatividade, a noção de liderança, o trabalho em equipe, a tomada de decisão e o espírito empreendedor.

Entre os dias 14 e 21 de maio, a equipe SINAPSE – como muita força de vontade e entusiasmo – cumpriu as quatro tarefas extras surpresas, responderam a 110 desafios e um enigma final.

A primeira tarefa tratava da produção de uma dissertação sobre o tema “Velhice: incompetência ou sabedoria”; na segunda, os alunos retrataram suas impressões sobre o mundo em que vivemos através de uma pintura com expressão cubista no quadro intitulado “O caos da tecnologia”; para cumprir a terceira tarefa registraram os momentos vividos durante a resolução dos 110 desafios; e na última tarefa elaboraram uma maquete em três dimensões do Congresso Nacional.

Durante a solução dos 110 desafios a equipe passou por diversos momentos engraçados, de alegria, de estresse, de diversão, de concentração e confraternização. Os 110 desafios eram divididos em 11 áreas do conhecimento: meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, profissões, tecnologia, esportes, raciocínio lógico, Direito e um tema surpresa, e a cada etapa cumprida, ganharam 11 pistas para desvendarem o enigma final.

Bravamente e com muita dedicação conseguiram solucionar 106 desafios, conquistaram 103.290 pontos. Logo, foram classificados para a última etapa – o enigma final. Desvendar o enigma final a partir das 11 pistas exigiu muita pesquisa e raciocínio lógico. Porém, superando os próprios limites e conhecimentos, a equipe conseguiu e decifrou o enigma! Foi um momento de pura alegria e sentimento de capacidade e dever cumprido!

No resultado final, entre 20 escolas paranaenses participantes do DNA, a SINAPSE venceu em 8º lugar no Estado do Paraná, com 116.250 pontos. Os alunos participantes e todos do Colégio Dom Bosco ficaram muito felizes e orgulhosos desta grande conquista.


É importante destacar a colaboração incondicional dos professores – Reginaldo Simões, Bruno Schmidt, Júlio Sales, Vera Conti e Thaciana Barros – da coordenadora do EFII Edimara Feracin, bem como das mães dos alunos e da orientadora da equipe.

Quero registrar aqui meu sentimento de alegria e satisfação, pois os alunos corresponderam e superaram às minhas expectativas e às de todos do Colégio Dom Bosco.


Parabéns minha galerinha SINAPSE!!!! Vocês são fantásticos. Estou extremamente orgulhosa de cada um de vocês!

Um abraço “de urso” em todos!


Profª Amanda Martins dos Reis
(Orientadora da equipe Sinapse)


Registros de todas as atividades desenvolvidas pela equipe SINAPSE































sexta-feira, 21 de maio de 2010

COLÉGIO DOM BOSCO 4ª SÉRIE PARTICIPA DA HOMENAGEM AO PATRONO DAS POLÍCIAS MILITAR E CIVIL DO BRASIL

Às 8h da manhã do dia 21 de abril, na Sede do 18º BPM, em Cornélio Procópio, os alunos da 4ª série do Colégio Dom Bosco participaram da homenagem ao Patrono das Polícias Militar e Civil do Brasil, o também herói nacional, José Joaquim da Silva Xavier – Tiradentes – um dos maiores ícones e idealizadores da Proclamação da República, dentre outros ideais voltados aos direitos fundamentais da pessoa humana, tais como a exigência incondicional da abolição da escravatura, o desenvolvimento da educação e o fortalecimento da democracia brasileira.
A leitura do justo preito se fez pelo Subcomandante do 18º BPM, Major QOPM Luiz Roberto Costa, sendo que, além dos integrantes da OPM, também se fizeram presentes a fim de laurear o herói brasileiro, milicianos do 3º SGB / Corpo de Bombeiros, e do BPEC – Batalhão de Policiamento Escolar Comunitário - todos sediados em Cornélio Procópio.
Destarte, o Colégio Dom Bosco, orgulha-se pela participação dos militares Anderson Corrêa Diniz, pai de Cauã Cavalini Diniz, e Ederaldo Nonato Damasceno, pai de Bruno Sales Damasceno, alunos do maternal, no evento, demonstrando o fortalecimento e compromisso dos profissionais de segurança pública aos ideais de liberdade, igualdade, e fraternidade; ideais esses fundamentais e inerentes a um verdadeiro Estado Democrático de Direito.
Abaixo:




Dia das mães

Os alunos do Colégio Dom Bosco, participaram durante os dias 04 e 07 de maio de 2010, de atividades voltadas para o Dia das Mães, que esse ano teve como tema “Um olhar para a mamãe”. A programação incluía apresentações, mensagens, músicas, danças e declamações de poemas em homenagem às mães. Além disso, elas ainda puderam participar da confecção das lembranças, tais como do vaso de plantas, cartões adesivo e rosa de chocolate.“A apresentação estava linda. Adorei. Foi muito emocionante”, comenta Sueli Nakashima, mãe de Sérgio Henrique Nakashima, 3º ano. Para Edimara Cantieri Marques, mãe da Leonardo Cantieri Marques, do 1º ano, foi tudo maravilhoso. “É muito bom saber que o Dom Bosco se preocupa também com os sentimentos e valoriza essas datas comemorativas”, declarou.“Adoro essa relação que o Dom Bosco tem com a família”, diz Monica Luiza Zandona Ruza, mãe de José Rodolfo Zandona Ruza, aluno do Pré da Educação Infantil. “È muito legal saber que o colégio se preocupa com as emoções das pessoas”, afirmou.










quinta-feira, 13 de maio de 2010

O CICLO DA ÁGUA


O Ciclo da Água

A água é importante para a nossa vida, pois se não houvesse água, as pessoas, os animais e as plantas morreriam.







Depoimento da professora Silvana: “Como estamos estudando o CICLO DA ÁGUA, neste bimestre achei viável pedir aos meus alunos da 5ª série que fizessem uma maquete que simbolizasse o que eles entenderam sobre o ciclo da água e as suas finalidades”.

Tema de nossa maquete: A necessidade de se preservar a água e compará-la com excesso e com a falta de água existente no nosso planeta.

JUSTIFICATIVA - O presente trabalho tem como prioridade levar o aluno a compreender as relações ecológicas que se estabelecem na natureza e na interdependência entre os seres vivos.
Assim como, perceber a importância que água tem em nossas vidas,e ainda levantar questões do nosso cotidiano criando situações desafiadoras.
O principal objetivo desse trabalho em sala de aula foi desenvolver a consciência pela preservação da água e ter clareza de sua escassez, bem como as ações possíveis de preservação.


Professora Silvana Síndice Reis Paulo
Colégio Dom Bosco

segunda-feira, 10 de maio de 2010

ANIMAIS OVÍPAROS E VIVÍPAROS


Os alunos do 3º ano do Fundamental l, juntamente com a professora, após o estudo sobre os animais ovíparos e vivíparos, inclusive seres humanos, confeccionaram cartazes. Já que a data estava próximo ao Dia das Mãe, fizeram uma homenagem e ainda informaram sobre a importância da amamentação para os bebês.

O trabalho ficou lindo!

Parabéns aos alunos!
Professora Fernanda Rodrigues Monteiro


Pega-varetas


Os alunos do 3º ano do Fundamental l, com ajuda da professora, confeccionaram o Mikato, mais conhecido como "Pega-Varetas".

O objetivo do jogo é tentar pegar, uma a uma, a maior quantidade de varetas sem mexer as outras. Cada cor tem um valor. Após o término da jogada, cada aluno com sua equipe somou a quantidade de pontos obtidos e fizeram a classificação de cada aluno.

Através desse jogo foi possível trabalhar a adição, os números ordinais, a habilidade e concentração, o trabalho em equipe, a organização e muito mais.

Foi um sucesso!!!

Os alunos novamente aprederam muito, brincando.

Professora Fernanda Rodrigues Monteiro