quarta-feira, 23 de junho de 2010

ATIVIDADES PRATICAS DO 1 ANO ENS FUNDAMENTAL

Professora Carol

terça-feira, 22 de junho de 2010

VISITA AO CORREIOS

Após estudos em sala de aula sobre os Bairros, os alunos do 3ºano do Fundamental I, adquiriram consciência da necessidade de informação necessária para a localização de um determinado lugar e que para localizar uma moradia é preciso saber o endereço, o bairro, a cidade, o estado e o CEP. Com toda essa informação, os alunos escolheram um "amigo secreto" para enviar uma correspondência. Após toda a identificação nos envelopes, foram ao Correios Agência de Cornélio Procópio para enviar as correspondências. Aproveitando a oportunidade conheceram os procedimentos dos serviços prestados dessa agência. Cada aluno comprou e selou seu envelope, e aguardaram anciosos pela sua correspondência e a descoberta do grande amigo que lhe enviou.

Foi uma atividade gratificante!!!



Professora Fernanda Rodrigues Monteiro

DOBRO E TRIPLO

O estudo sobre o dobro e o triplo foi relacionado com uma atividade simples pelos alunos do 3º ano do Fundamental I, que é dobrar ou triplicar a receita de um bolo de mel. Essa deliciosa atividade prática colaborou ainda mais com o aprendizado já adquirido em sala de aula.
Foi realmente uma delícia!!!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Atividades realizadas no 2º bimestre - 4º ano Fund.I



Visita á Alcobaça Condimentos




No dia 27/05/2010, o 4º ano do Fund.I, realizou uma visita á Alcobaça Condimentos com o objetivo de visualizar e verificar a importância da utilização dos recursos como matéria-prima e as transformações pelas quais esses recursos passam até serem utilizados pelas pessoas, conforme trabalhado nas disciplinas de História e Geografia.


Foram algumas horas de muito entretenimento e aprendizagens, as crianças ficaram encantadas e surpresas com o que viram. Logo na entrada, fomos bem recebidos por um funcionário que nos acompanhou durante todo o periodo da visita, em cada setor constatamos diferentes tipos de matéria-prima utilizada no preparo dos produtos. Verificamos como esses produtos são embalados, pesados, lacrados, preparados, sempre com muita atenção, cuidado e higiene. Fomos ao setor onde são embalados por máquinas a massa que faz "pão de queijo", embalados e pesados manualmente o chocolate granulado, a folha de louro, que passa por um processo de separação, onde as folhas mais "bonitas" são separadas para serem embaladas, as outras são utilizadas no preparo de outros condimentos.


No setor onde são armazenados os grãos de pipoca, exportado da Argentina, descobrimos que ao chegarem aqui, os grãos recebem um tratamento especial, antes de serem embalados, vimos a moagem da pimenta do reino, na cozinha vimos o preparo do tempero Alcobaça, como é pesado, embalado, lacrado e encaixotado.


Para finalizar as crianças ajudaram na confecção de uma esponja de banho, como recompensa ganhamos um delicioso pé de moleque que saboreamos na sala de aula no colégio. Como professora percebi, que tudo muito válido, houve muitas aprendizagens , as crianças fizeram perguntas, pegaram, mexeram, sentiram, mas o que realmente compensou e que esta visita mudou a maneira de pensar das crianças em relação ao processo que a matéria-prima sofre antes de chegar aos supermercados, panificadoras, etc, aprenderam assim, a valorizar ainda mais a mão de obra daqueles que trabalham no anonimato, que muitas vezes passam despercebidos por nós.


Parabéns, meus tesouros...continuem assim, fazendo de pequenos instantes grandes momentos...Beijos!!!


Professora Nátila-Kaline Florêncio dos Santos








































































































































Logo, logo tem mais...