terça-feira, 31 de agosto de 2010

PESQUISA DE SATISFAÇÃO




SENHORES PAIS,


GOSTARÍAMOS DE AVALIAR SUA SATISFAÇÃO DIANTE DO TRABALHO REALIZADO PELO NOSSO COLÉGIO.
CLICK NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR A PESQUISA.



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ATENCIOSAMENTE

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Voltas às aulas - 3º Ano

Confira no video abaixo como foi o primeiro dia de aula após as férias para os alunos do 3ºAno do EFI.
Foi um dia com brincadeiras, dinâmicas e muita diversão!!!
Aguardem....ainda tem muito mais!!!

Professora Fernanda Rodrigues Monteiro e alunos do 3º Ano EFI

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Quanto mais livros em casa, maior o nível de escolaridade do filho



Estudo internacional analisa a relação entre leitura e escolaridade em 27 países.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010 às 8:55h

Livros em diversas estantes dentro de casa, no quarto ou até mesmo espalhados pelos cômodos da residência. Quem gosta de livro é assim, parece até uma bagunça. Mas, segundo pesquisa, quanto mais às crianças crescem rodeadas por livros, elas podem ter até três anos a mais de escolaridade, independentemente da formação ou ocupação de seus pais. Esse foi o resultado apontado pelo maior estudo já feito sobre a relação entre os livros no ambiente doméstico e a educação escolar.

A pesquisa mostra que, as pessoas que cresceram em casas com até 500 livros têm 33% a mais de chance de concluir o ensino fundamental e 19% de se graduar numa universidade. Para chegar a esses números, pesquisadores americanos ouviram mais de 70 mil pessoas em países como China, Rússia, França, Portugal, Chile e África do Sul.

Quem liderou esse estudo foi Mariah Evans, da Universidade de Nevada, ela acredita que o atual modelo de educação busca uma cultura erudita, baseada no estímulo à leitura, além do mais, políticas de estado deveriam ser criadas para incentivar a educação. “Uma das conclusões mais importantes é que fazer as famílias lerem mais pode trazer recompensas substanciais para a educação mundial”, diz a socióloga à CH On-line.

Ao final de seu estudo, a socióloga sugeriu que se meça a quantidade de livros em cada casa de família e que o governo providencie mais exemplares para onde houver poucos. No trabalho, ela argumenta que tal medida seria eficaz até mesmo para o desenvolvimento educacional e econômico de algumas comunidades rurais.

Nos 27 países ouvidos, onde possuem diferentes hábitos, os pesquisadores separaram os dados de acordo com os grupos, analisando separadamente as diferentes camadas de cada sociedade, como na África do Sul e China. A pergunta chave era: quantos livros existiam na sua casa quando você tinha 14 anos?

Os que cresceram sem nenhum livro por perto atingiram, em média, sete anos de estudo. Aqueles com mais ou menos 12 livros em casa completaram onze anos de escolaridade – indicando que mesmo uma quantidade pequena de títulos já faz diferença. Já os que vieram de famílias letradas, com cerca de 500 livros nas estantes, registraram uma média de 14 anos de estudo, tempo padrão de um estudante universitário nos Estados Unidos.

Outro resultado apresentado, é que apenas 3% daqueles que não cresceram com livros conseguiram entrar na universidade, enquanto 13% dos que têm essa cultura em casa atingem o terceiro grau. Em países marcados por um sistemas de repressão, como China e a África do Sul do apartheid, verificou-se que o costume de leitura era maior. Os autores sugerem uma razão para tal: o livro poderia ser visto como uma alternativa à repressão que os indivíduos sofriam.

Para a tutora do Portal Educação, educadora Thais Elena Carvalho, além de fornecer conhecimento, os livros ajudam na capacidade de discussões intelectuais, habilidades essenciais ao desempenho escolar e profissional das crianças, como vocabulário, informação, imaginação, familiaridade com a boa escrita e raciocínio lógico. “O incentivo a leitura inicia em casa, pais leitores formarão filhos leitores”, finaliza ela.

Quanto aos avanços tecnológicos e ao surgimento de livros virtuais, Mariah Evans responde que o importante é o conteúdo, e não o formato. “Só poderemos saber ao certo quando a geração da internet crescer, mas o importante é facilitar o acesso aos livros”, defende a socióloga.

Fonte: www.portaleducacao.com.br

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Comemoração do "Dia dos Pais"

PAI DE TODO JEITO

"Tem pai que ama, que esquece do amor.
Tem pai que adota,que abandona.
Tem pai que não sabe que é pai,Tem filho que não sabe do pai.
Tem pai que dá amor,Tem pai que dá presente.
Tem pai de todo jeito."


Como parte das comemorações do "Dia dos Pais", a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I promoveram uma noite emocionante aos pais. Cada turma apresentou uma dança, teatro, jogral, enfim, foi uma noite inesquecível!!!
Parabéns a todos os professores, coordenação pedagógica, direção e alunos por essa demonstração de carinho e afeto aos pais.



terça-feira, 3 de agosto de 2010

Fim das férias: dicas para ajudar seu filho a entrar no ritmo

O período de férias terminou e boa parte das escolas brasileiras voltou às aulas nesta semana. Baterias recarregadas, a hora agora é de retomar a rotina de estudos e as atividades escolares. Entrar no ritmo novamente, porém, requer algum tempo, afinal foram semanas de tempo livre sem horários para dormir, acordar ou se alimentar. Os pais podem colaborar nessa fase de readaptação da criançada. Confira as dicas de alguns especialistas para fazer isso com tranqüilidade.
- Ajude seu filho a reorganizar as atividades diárias;
- Arrume com ele a mochila de materiais com antecedência;
- Faça ele dormir cedo para poder acordar mais disposto;
- Ofereça uma refeição balanceada antes dele ir para a aula;
- Incentive-o, mostrando como será bom reencontrar os colegas de escola;
- Faça com que ele chegue com antecedência na escola para evitar atrasos e toda a tensão que isso pode causar;
- Procure aos poucos retomar os horários de refeição e de sono praticados durante os meses de aula;
- Durante a primeira semana de aula, evite as sonecas fora de hora para que a criançada se acostume a dormir cedo novamente;
- Volte a acompanhar os cadernos e a agenda escolar para ver se seu filho está conseguindo fazer os exercícios e deveres de casa;
- Na hora da tarefa, procure incentivá-lo e orientá-lo, mas não resolva as questões por eles;
- Continue incentivando a leitura e o empréstimo de livros.

Cleide Quinália Escribano / Blog Educação

Com informações do jornal Extra e do Paraná Online