quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Deixando marquinhas - Parte II

Descobrir as partes do corpo e os movimentos que são capazes de realizar é um momento muito importante para o desenvolvimento integral das crianças!
Dessa vez, os alunos do Berçário deixaram marquinhas de tinta guache feitas com as mãos.
Com essa atividade, além de reconhecer e identificar as mãos como parte do nosso corpo, os alunos desenvolveram o tato, a coordenação motora, o trabalho com cores e muita diversão!!!
A aprendizagem foi significativa!!!
Apesar de pequenos, os alunos do Berçário superam expectativas...

Professora Juliana Brancalhão Santana Ribeiro



















terça-feira, 20 de setembro de 2011

Figuras Simétricas

A figura quando dobrada ao meio e as duas partes se sobrepõem, possui simetria. Podendo ter um ou mais eixos. E as figuras que não possuem simetria são chamadas assimétricas.
Os alunos do 4º ano do Fundamental I, descobriram o eixo de simetria das figuras. Primeiro, encaixaram peças no quebra-cabeça de modo que as figuras ficassem simétricas. Em seguida, por meio de dobradura e recorte, construiram imagens de figuras simétricas. Finalizando, confeccionaram um cartaz com as figuras.
Foi muito criativo!!!

Professora Fernanda Rodrigues Monteiro







segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Biblioteca Itinerante

As crianças do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I, participaram no último dia 15-09 da Semana Literária do Sesc. Assistiram a cotação de história "Dona Baratinha quer casar...", onde apreciaram muito, deram gargalhadas, aprenderam canções, dançaram valsa, brincaram e ganharam livros no " O que é, o que é? ", fizeram também uma visita na exposição de livros , onde aproveitaram para ler e conhecer novos livros que estavam expostos, foi uma tarde muito apreciada por todos!


























domingo, 18 de setembro de 2011

CONTANDO LENDAS!!!



As crianças, em seu mundo de faz de conta, incorporam a referência dos grandes heróis de desenhos animados, das histórias, como personagens que expressam força, coragem, invencibilidade e poder. Por meio de atividades lúdica, a criança é motivada a trabalhar com conceitos e novas palavras que ampliam seu vocabulário. Assim, as crianças do 3º ano, na Semana do Folclore, fizeram uma atividade bem divertida. Após, fazerem em grupo a leitura de algumas lendas folclóricas, produziram uma nova lenda, ampliando-as com personagens do Sítio-do-Pica-Pau-Amarelo, para finalizar fizeram a apresentação de um teatro com fantoches ao amigos de sala.
Ainda realizaram, uma contação de história diferenciada, onde a Professora, apagou as luzes, pediu para que todos acomodassem confortavelmente, fechassem os olhos, imaginassem cada detalhe da história, que por sinal era a Lenda da Cuca. Depois da história ser contada com bastante ênfase, colocamos um papel grande na lousa, onde cada criança desenhou uma parte que imaginou, até a personagem ficar completa, criando a Cuca Especial do 3º ano, confira...


Professora Nátila Silva
















sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fazendo massinha de modelar!!!

Os alunos do berçário encontraram uma maneira divertida para brincar: fizeram sua própria massinha de modelar com farinha, sal, água e tinta guache.
Essa atividade, além de desenvolver a coordenação motora das crianças, permitiu o trabalho com texturas, noções de culinária, socialização dos alunos e muita diversão!!!
Aguardem... esses pequenos são capazes de realizar muitas experiências!!!


Professora Juliana Brancalhão Santana Ribeiro