terça-feira, 13 de abril de 2010

O Uso da Microscopia no Ensino Fundamental

Na sexta-feira 09 de abril, os alunos da 4ª, 5ª e 6ª séries, visitaram um dos laboratórios de Biologia da Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP- Campus Cornélio Procópio.

Durante a realização do Projeto, elaborado pelo Prof. Carlos Eduardo D. Vieira, os alunos puderam observar na prática os conteúdos trabalhados nas aulas de Ciências.

Inicialmente, foram instruídos sobre noções básicas de visualização de material biológico no Microscópio, como também as principais estruturas que o compõem.

Um dos temas pouco abordados no ensino fundamental e de grande importância é o estudo da microbiologia, por ser relativamente complexo e por lidar com organismos visíveis apenas ao microscópio. Costuma ser trabalhado nas escolas de forma muito teórica e com pouca experimentação. Desta forma, observa-se uma dificuldade no aprendizado adequado de microbiologia, bem como na aplicação dos conceitos relacionados a este tema. Este projeto baseia-se, portanto, na idéia de que os alunos do ensino fundamental devem ter um conhecimento mais aprofundado a respeito dos microorganismos, entendendo o grande papel ecológico que estes desempenham, bem como da sua importância na vida das pessoas.

Posteriormente, puderam montar suas próprias lâminas para visualização, começando com os tecidos vegetais. Retiraram da cebola uma fina película que recobre os catáfilos (folhas modificadas)- a epiderme. Os alunos coraram o tecido com azul de metileno, e observaram-no ao M.O. A euforia foi total ao verem pela primeira vez uma célula de verdade, com o núcleo corado e evidente.

A seguir, observaram células animais, retiradas da mucosa bucal por meio de raspagem. Tamanha foi a surpresa ao verem suas próprias células, aumentadas dezenas de vezes. Para concluir o projeto de microscopia, seres unicelulares foram observados. O resultado da cultura de bactérias e protozoários, montadas pelos próprios alunos da 6ª Série, foi concluído. No microscópio, visualizaram diferentes tipos morfológicos de bactérias, como cocos, bacilos e vibriões, além de alguns tipos de protozoários, como o Paramecium, que se locomovia rapidamente sobre a lâmina.

Essas imagens, desde células eucariontes até seres unicelulares procariontes, ficarão guardadas na memória dos alunos, que puderam conhecer um pouco mais sobre maravilhoso Mundo Microscópico que nos rodeia.

Prof. Carlos Eduardo D. Vieira








Nenhum comentário:

Postar um comentário