segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TAMANHO DA TURMA

Quanto maior o número de alunos por classe, menor a atenção dada pelo professor a cada um, o que pode comprometer o aprendizado. O impacto da redução do tamanho das turmas, no entanto, está diretamente associado ao contexto do sistema educacional. A implantação de novas turmas depende tanto de espaço físico adequado como da disponibilidade de selecionar e contratar professores ao menos tão qualificados quanto os que compõem o quadro do magistério. Portanto, antes de investir em uma política desse tipo, convém avaliar seu custo-benefício comparado com o de outras políticas que também possam intensificar a relação aluno-professor.

IMPACTO

O efeito da redução das turmas depende de diversos fatores, entre eles a qualidade do professor. Professores com mais escolaridade e experiência parecem lidar melhor com turmas grandes. Seu sucesso depende também da infraestrutura da rede de ensino. Reduzir o número de alunos por turma requer espaço físico e um número de candidatos a professor que tenham a mesma qualificação dos que estão em exercício. Em algumas redes, o aumento do número de salas de aula pode exigir a contratação de novos professores. Caso eles sejam inexperientes, o impacto sobre a proficiência dos alunos poderá ser negativo, prejudicando as crianças em vez de beneficiá-las.

As evidências apontam que uma redução média de 30% no tamanho da turma eleva consideravelmente a proficiência dos alunos. O efeito equivale a aumentar em 44% o que tipicamente um aluno aprende ao longo de um ano. (1)

Os impactos da redução da quantidade de alunos por turma também não são sempre inversamente proporcionais, variando de acordo com o tamanho original do grupo. Reduzir uma turma grande gera, portanto, mais impacto sobre o aprendizado do que fazer o mesmo em uma turma pequena.

Além disso, os efeitos variam de acordo com o ano escolar. Estudos apontam que para o 6o ano do Ensino Fundamental, por exemplo, os resultados são significativos em classes que tenham mais de 30 alunos. Para o Ensino Infantil, os efeitos dessa redução já começam a aparecer a partir de 20 alunos.

Diminuir a turma nos anos iniciais também parece ter outra vantagem: o aluno tem um desempenho escolar melhor não só no ano em que esteve em uma turma menor, mas também nos três anos seguintes, segundo as pesquisas. No entanto, a diferença em relação aos colegas que não estudaram em turmas reduzidas vai ficando menor.

As pesquisas indicam ainda que a redução beneficia aparentemente mais os alunos com maior dificuldade de aprendizado e vindos de famílias mais vulneráveis. Alguns estudos sugerem, inclusive, que essa política deveria focar escolas que atendem alunos mais carentes, pois os impactos nelas tendem a ser maiores.

A composição das turmas pode também levar à superestimação ou subestimação do efeito da política de redução, dependendo de como os alunos se beneficiam da interação com seus pares. Em grupos menores, os alunos não só recebem mais atenção dos professores como também interagem de forma mais intensa entre si. Não seria possível, assim, separar o impacto do tamanho reduzido da turma do efeito da interação com os colegas.

Fonte: http://www.paramelhoraroaprendizado.org.br/Conteudo/verbete.aspx?canal=20100701145550501160&subtema=20100615131126445577&verbete=20100820112900763747

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