quarta-feira, 30 de maio de 2012

Novas ferramentas pedagógicas - Ensino Infantil

                  No mundo da imaginação as brincadeiras se tornam realidade aguçando a percepção, movimentos corporais, habilidades cognitivas e a coordenação onde o brincar expressa os sentimentos e a alegria da criança.
                  Pensando nisso o Colégio Dom Bosco investe em novas ferramentas para as turmas do ensino infantil desenvolverem o MAXImo de sua capacidade pedagógica.

















segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pontos cardeais


                 Essa aula foi a tia Dani quem deu. Como ela entende sobre isto, pedi que ela ensinasse aos alunos como utilizamos os pontos cardeais. Além de explicar, ela mostrou a da rosa dos ventos, a localização através das estrelas (para isso ela colocou uma verdadeira constelação no teto da sala. Legal,né), contou aos alunos os nomes das principais constelações que utilizamos para descobrir os pontos cardeais. Depois foi ao gramado para mostrar como identificar os pontos cardeais através do sol. Os alunos gostaram muito, pois além de ser um conteúdo interessante, foi a tia Dani quem ensinou...

Obrigada, tia Dani. Que esta seja só a primeira aula.

Professora Ana Claudia










quarta-feira, 23 de maio de 2012

PROJETO DA CABEÇA AOS PÉS

Durante o 1º Bimestre o Nível II, juntamente com a professora Fernanda, desenvolveram o Projeto da Cabeça aos Pés. O Projeto levou as crianças à descoberta das maravilhosas capacidades humanas através de abordagem que permitem uma viagem pelas áreas da educação: ciências, linguagem, matemática, artes, música, formação de valores, entre outras. Trabalhando a identidade corporal - do nome às impressões digitais - conhecendo o corpo humano, desenvolvendo enfim as mais diferentes atividades.
Confira o vídeo!!!

Professora Fernanda Rodrigues Monteiro



Fontes históricas e linha do tempo


             Essa visita ao Museu Histórico de Cornélio Procópio “Nair Mariucci” teve como objetivo principal levar os alunos de 3º e 4º anos para ver de perto alguns objetos que contam a história da nossa cidade e a nossa também.
           Os alunos do 3º ano da professora Nátila estudaram no bimestre sobre as fontes históricas: orais, materiais, escritas e iconográficas e puderam ver como elas ajudam a contar a história das pessoas e formam a história de uma cidade. E os alunos do 4º ano da professora Ana Claudia estudaram sobre a linha do tempo na história das pessoas e dos lugares e nada melhor do que ver como foi formada a nossa própria história através dos objetos que encontramos em exposição no museu. É interessante ver os objetos antigos sendo manuseados por nossos alunos como novidade para eles porque a maioria  já não se encontra com facilidade. Ainda bem que temos esse museu guardando nossas memórias e escrevendo a nossa história.



















Apresentação Dia das Mães - Nivel I


Apresentação Dia das Mães - Maternal I


quarta-feira, 16 de maio de 2012

O Valor dos Pais

Um jovem de nível acadêmico excelente, candidatou-se à posição de gerente de uma grande empresa.

Passou a primeira entrevista e o diretor fez a última, tomando a última decisão.

O diretor descobriu, através do currículo, que as suas realizações acadêmicas eram excelentes em todo o percurso, desde o secundário até à pesquisa da pós-graduação e não havia um ano em que não tivesse pontuado com nota máxima.

O diretor perguntou, "Tiveste alguma bolsa na escola?"

O jovem respondeu, "nenhuma".

O diretor perguntou, "Foi seu pai quem pagou as suas mensalidades ?" o jovem respondeu, "O meu pai faleceu quando eu tinha apenas um ano, foi a minha mãe quem pagou as minhas mensalidades."

O diretor perguntou, "Onde trabalha a sua mãe?" - e o jovem respondeu: "A minha mãe lava roupa."

O diretor pediu que o jovem lhe mostrasse as suas mãos. O jovem mostrou um par de mãos macias e perfeitas.

O diretor perguntou, "Alguma vez ajudou sua mãe lavar as roupas?" - o jovem respondeu: "Nunca, a minha mãe sempre quis que eu estudasse e lesse mais livros. Além disso, a minha mãe lava a roupa mais depressa do que eu."

O diretor disse, "Eu tenho um pedido. Hoje, quando voltar, vá e limpe as mãos da sua mãe e depois venha ver-me amanhã de manhã."

O jovem sentiu que a hipótese de obter o emprego era alta. Quando chegou em casa, pediu, feliz, à mãe que o deixasse limpar as suas mãos. A mãe achou estranho, estava feliz, mas com um misto de sentimentos e mostrou as suas mãos ao filho.

O jovem limpou lentamente as mãos da mãe. Uma lágrima escorreu-lhe enquanto o fazia. Era a primeira vez que reparava que as mãos da mãe estavam muito enrugadas e havia demasiadas contusões nas suas mãos. Algumas eram tão dolorosas que a mãe se queixava quando limpava com água.

Esta era a primeira vez que o jovem percebia que este par de mãos que lavavam roupa todo o dia tinham-lhe pago as mensalidades. As contusões nas mãos da mãe eram o preço a pagar pela sua graduação, excelência acadêmica e o seu futuro.

Após acabar de limpar as mãos da mãe, o jovem silenciosamente lavou as restantes roupas pela sua mãe.

Nessa noite, mãe e filho falaram por um longo tempo.

Na manhã seguinte, o jovem foi ao gabinete do diretor.

O diretor percebeu as lágrimas nos olhos do jovem e  perguntou, "Diz-me, o que fez e que aprendeu ontem em sua casa?"

O jovem respondeu, "Eu limpei as mãos da minha mãe e ainda acabei de lavar as roupas que sobraram."

O diretor pediu, "Por favor, diz-me o que senti."

O jovem disse "Primeiro, agora sei o que é dar valor. Sem a minha mãe, não haveria um eu com sucesso hoje. Segundo, ao trabalhar e ajudar a minha mãe, só agora percebi a dificuldade e dureza que é ter algo pronto. Em terceiro, agora aprecio a importância e valor de uma relação familiar."

O diretor disse, "Isto é o que eu procuro para um gerente. Eu quero recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida. Está contratado."

Mais tarde, este jovem trabalhou arduamente e recebeu o respeito dos seus subordinados. Todos os empregados trabalhavam diligentemente e como equipe. O desempenho da empresa melhorou tremendamente.

Uma criança que foi protegida e teve habitualmente tudo o que quis se desenvolverá mentalmente e sempre se colocará em primeiro. Ignorarará os esforços dos seus pais e quando começar a trabalhar, assumirá que todas as pessoas o devem ouvir e quando se tornar gerente, nunca saberá o sofrimento dos seus empregados e sempre culpará os outros. Para este tipo de pessoas, que podem ser boas academicamente, podem ser bem sucedidas por um tempo, mas eventualmente não sentirão a sensação de objetivo atingido. Irão resmungar, estar cheios de ódio e lutar por mais.

Se somos esse tipo de pais, estamos realmente a mostrar amor ou estamos a destruir o nosso filho?

Pode-se deixar seu filho viver numa grande casa, comer boas refeições, aprender piano e ver televisão num grande TV em plasma. Mas quando cortar a grama, por favor, deixe-o experienciar isso. Depois da refeição, deixe-o lavar o seu prato juntamente com os seus irmãos e irmãs. Deixe-o guardar seus brinquedos e arrumar sua própria cama. Isto não é porque não tem dinheiro para contratar uma empregada, mas porque o quer é amar e ensinar como deve de ser. Quer que ele entenda que não interessa o quão ricos os seus pais são, pois um dia ele irá envelhecer, tal como a mãe daquele jovem. A coisa mais importante que os seus filhos devem entender é a apreciar o esforço e experiência da dificuldade e aprendizagem da habilidade de trabalhar com os outros para fazer as coisas.

Quais são as pessoas que ficaram com mãos enrugadas por mim?


Autor: Desconhecido

terça-feira, 15 de maio de 2012

VOGAIS

Os alunos do Nível II durante o 1º Bimestre aprenderam as vogais (A, E, I, O, U) e a consoante P. A cada vogal conhecida uma lembrancinha era entregue de acordo com a letra incial. Já com a consoante P, receberam a máscara do Pinóquio.
Percebe-se que a aprendizagem foi um sucesso, já que as crianças reconhecem e lêem as letras estudadas. 


Professora Fernanda